Na tarde do último domingo, 27 de junho, no Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, além das atividades de rotina, os colaboradores foram convidados a participar de um treinamento, ministrado pela responsável técnica pelo setor de fisioterapia, Ana Paula Sousa Kloster. O treinamento serviu para relembrar os profissionais sobre uma técnica, denominada “pronação” ou “posição prona”.

Essa técnica consiste em posicionar o paciente de barriga para baixo, de modo a auxiliá-lo em sua capacidade respiratória, que é prejudicada devido ao processo inflamatório pulmonar causado pelo coronavírus. Ao permanecer de bruços no leito, a capacidade pulmonar do paciente aumenta, pois, nesta posição, estruturas, como o coração, por exemplo, não “pesam” o pulmão, tornando-o apto a melhor exercer sua função de captar o oxigênio do ambiente.

No treinamento, além da parte teórica, todos os presentes foram levados a executar a parte prática; com um colaborador voluntário deitado no leito, representando um paciente, a fisioterapeuta, juntamente à equipe, executou a técnica, pronando o voluntário, de modo que ele ficasse de bruços.

“Realizamos um treinamento de prona e ventilação não invasiva (VNI) estendido a todos os colaboradores, mostrando a importância do conhecimento básico a todos. Relatamos a teoria e a vivência, na prática. Usei a ocasião para repassar a função de cada um no processo, isso antes, durante e depois da conduta. Expliquei de forma técnica e lúdica para a melhor compreensão de todos”, relata Ana Paula, profissional responsável pelo treinamento.

No Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, a técnica de prona tem ajudado na recuperação dos pacientes que estão internados nos leitos clínicos e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfrentando a doença. Essa técnica, que já se provou ser eficaz no combate a doenças respiratórias graves, também apresenta resultados positivos no tratamento dos pacientes acometidos pela Covid-19 que estão com sua capacidade respiratória afetada pelo vírus.

Pular para o conteúdo