O mês de outubro é marcado em todo o Brasil pela Campanha Outubro Rosa pela prevenção ao câncer de mama. O IBGH não ficou de fora e promoveu um momento voltado a seus colaboradores com foco na conscientização sobre os riscos do câncer de mama, quais hábitos devem ser criados e como se prevenir.

Na ocasião, foram convidadas a educadora física Lisiane Pires, a coordenadora operacional do IBGH e enfermeira Michele Cristina e a médica infectologista Ana Carolina Portes.

Movimento e prevenção

Lisiane ajudou os participantes a espantar o sedentarismo realizando exercícios funcionais. Ela abordou a importância da prática de atividades físicas e uma boa alimentação como forma de se prevenir o câncer. “Cerca de 30% das chances de uma pessoa desenvolver a doença está ligada a seus hábitos. Fazer exercícios, comer bem, não fumar e evitar bebidas alcóolicas inibe o desenvolvimento de câncer”, destacou.

A enfermeira Michele Cristina abordou dicas e informações sobre mamografia e autoexame de toque. “As mulheres têm de conhecer seu corpo. O autoexame de mama é primordial para verificar se está tudo bem ou mesmo detectar a doença o quanto antes”, disse.

Por meio de um modelo ajustável ao corpo, a profissional convidou uma das ouvintes para simular como é feito o toque e quais ações devem ser tomadas no caso de suspeita de nódulos ou caroços na região dos seios e axilas.

Relato de superação

Por sua vez, Ana Carolina Portes levou seu relato pessoal de quem já enfrentou este tipo de câncer. Apesar de ter passado pelo tratamento com sucesso, a infectologista ainda possui algumas restrições e toma medicamentos.

Ana Carolina conta que começou a se prevenir aos 18 anos, devido ao histórico familiar de câncer de mama que vinha da sua mãe e avó. “Em uma consulta de rotina, descobri a doença e pude iniciar o tratamento. Porém, conheço muitas mulheres que diagnosticaram o câncer pelo autoexame de mama”, comentou.

Os colaboradores também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências acerca do tema e esclarecer dúvidas. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Um percentual de 29%. Em 2018, foram registrados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil.

Saiba mais sobre a ação:

Pular para o conteúdo