Expandindo o foco em Humanização, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), por meio das equipes de Psicologia e de Nutrição, iniciaram novas ações do Projeto HEELJ Mais Perto de Você neste começo de 2020. Desta vez, a ação visitou a Instituição Esquadrão Resgate, em Planalmira; o Abrigo São Vicente de Paula e as Escolas: Estadual Santo Agostinho e Centro de Educação e Período Integral Professor Ermano da Conceição.                                                                         

Segundo a Coordenadora da Humanização do HEELJ, Gisela Jayme, atender lugares como o Abrigo, é para um melhor acolhimento a saúde dos idosos e com os cuidados do processo de envelhecimento. “O trabalho do HEELJ mais perto de você é gratificante, a expectativa é que as escolas e instituições estejam abertos para nos receber. A humanização do atendimento inicia dentro do Hospital, mas iremos estender para toda a comunidade, no sentido de promover um atendimento seguro e de qualidade”, declarou Gisela. 

Para a psicóloga do HEELJ, Simone Rosa, a psicologia junto com a humanização e nutrição, tem a proposta de acolher e amparar às pessoas, principalmente em situações de vulnerabilidade. “Unimos para fazermos um serviço de acolhimento, para fortalecimento das emoções e da saúde psíquica desses pacientes”, relatou Simone.

Visita ao Esquadrão Resgate

Todos os anos o HEELJ promove visitas à Instituição Esquadrão Resgate, em Planalmira, povoado próximo a Pirenópolis. O local atende cerca de 50 pessoas internas com problemas de dependência de drogas e álcool. De acordo com a psicóloga Simone Rosa, a intenção é levar acolhimento através de palestras e dinâmicas. “Quando a impotência é acolhida, passa a ser um ato de potência, então humanizar esse atendimento promovendo reflexões sobre a vida, pode sim promover mudanças de comportamento”, declarou a psicóloga. 

Para o Coordenador da Instituição, Edicarlos Almeida do Nascimento, esse tipo de parceria estimula os internos, promovendo o cuidado. Ele também elogiou o atendimento do HEELJ. “Os nossos acolhidos aqui na Instituição não se sentem discriminados, eles sabem que no Hospital estão sendo amparados e resguardados pelo sistema de saúde. Isso favorece o nosso trabalho e a recuperação dos internos”, pontuou.

HEELJ mais perto das escolas

Durante as visitas em escolas, foram realizadas rodas de conversa e atendimento com a psicóloga Simone Rosa, além de avaliação nutricional com o nutricionista Marcos Antônio Feitosa. Segundo a Diretora do Centro de Educação e Período Integral Professor Ermano da Conceição, Juscelia da Trindade Silva Santos, a ação contribuiu para o aprendizado dos alunos, com resultados de médio e longo prazo. “Esta ação fortalece o trabalho dentro da sala de aula, com os nossos professores. Não é uma ação isolada, ela agrega os conhecimentos da área da nutrição e psicologia com aquilo que a escola precisa para trazer um resultado de excelência”, declarou a psicóloga. 

O projeto HEELJ mais perto de você terá continuidade durante todo ano e em todos os lugares serão beneficiados com atendimento e orientações nutricionais; roda de conversa com a psicóloga; e uma atenção especial da humanização no sentido de dar atenção e carinho.

Pular para o conteúdo