Na última sexta-feira, dia 23 de abril, os pacientes do Centro de Atendimento Covid-19 zona sul tiveram uma grande surpresa! Foram fixos nos locais próximos aos seus leitos, plaquinhas com detalhes sobre a singularidade de cada um deles.

A ação tem como propósito resgatar a identidade de cada paciente através de uma coleta de informações sobre a vida daquela pessoa. Como ela gosta de ser chamada, sua ocupação, idade, hobbies, música favorita, dentre outros dados. Tudo é escrito nessa plaquinha, que fica ao lado do leito. Dessa maneira, o atendimento se torna cada vez mais humanizado, pois assim, os profissionais de saúde e pacientes podem estabelecer vínculos mais fortes.

Criscia Eduarda, paciente que está em tratamento na unidade, foi uma das pessoas que aprovaram a ideia. “A ação é importante para ajudar a equipe a identificar meus gostos, meus passatempos, contribuindo com a evolução do meu tratamento”. Em sua plaquinha, Criscia informou que seu maior sonho é dar um grande abraço em sua família.

Para o psicólogo da unidade, Felipe Reis, o projeto funciona como uma forma de aproximação entre a equipe e o paciente. “Com essa plaquinha a gente se aproxima, o que garante um cuidado centralizado e individualizado, sempre tentando resgatar as preferências do paciente, para que este venha a ter uma melhor assistência”, pontua.

Ações como essa, reafirmam a importância da boa comunicação e da proximidade entre o paciente e o profissional da saúde. Essa relação faz com que o paciente se sinta melhor, bem acolhido, e dedicado a aceitar o tratamento.

Pular para o conteúdo