Neste mês de junho, quinze pacientes receberam alta médica, até a manhã desta quinta-feira, 17, no Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá. Desses pacientes, apenas um precisou ser encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou durante 26 dias. Pedro Batista, Lucivaldo Nascimento, Daniel Pereira e Jaciane Dias, são alguns dos pacientes que lutaram bravamente contra o coronavírus. Todos os 15 pacientes chegaram à unidade com sintomas comuns da Covid-19, sobretudo, apresentando dificuldades respiratórias.

Dos casos supracitados, um que chama a atenção, é o caso do paciente Pedro Batista. Ele deu entrada no hospital no dia 13 de maio, respirando com ajuda de um cateter nasal 03l/mim de O². Devido à gravidade de seu quadro clínico, precisou ser encaminhado para a UTI e, lá, permaneceu durante 26 dias. “Pedroca”, como foi carinhosamente apelidado pela equipe multidisciplinar, gradualmente foi reagindo ao tratamento e, progressivamente, apresentando melhora.

No dia 10 de junho, o paciente recebeu alta e na recepção da unidade, demonstrou sua gratidão pelo tratamento recebido; “meus sinceros agradecimentos a toda a equipe! Eu fui muito bem cuidado pelos profissionais de saúde. Eles são muito competentes e nunca desistiram de mim. Só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, psicologia, pessoal da limpeza, a todos. Graças a Deus eles estão aqui para cuidar de nós”, relata Pedro.

Sobre a unidade

A precedente UPA da Zona Sul de Macapá, administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), se transformou no novo Centro de Atendimento Clínico Covid-19 Zona Sul. A medida foi tomada após a constatação de que leitos de UTI chegaram a atingir 100% de sua capacidade durante restrição máxima na região. O centro começou a atender no do dia 24 de março, com 04 pacientes na UTI, esses já estavam na unidade com agravo da doença. Com as adaptações programadas para o novo formato, o centro recebeu seu primeiro paciente externo no dia 27 de março, e já conta hoje com 10 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria.

Pular para o conteúdo