Foi aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2136/20, que viabiliza a visita virtual, através de vídeo chamadas entre familiares e pacientes internados nos hospitais do Brasil.

Todo paciente internado em uma unidade hospitalar tem direto a visitação e acompanhamento de dependentes e familiares. Isso é o que estabelece a Portaria de Consolidação 01/2017 do Ministério da Saúde. Mas, com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de se isolar os pacientes internados devido à Covid-19, esse direito à visita, que acontecia outrora de maneira presencial, já não pode mais acontecer nesse mesmo modelo.

Essa prática, recém-aprovada na Câmara dos Deputados, já foi implementada e vem sendo amplamente utilizada nas unidades administradas pelo IBGH há algum tempo. E os resultados são bastante positivos tanto para os pacientes, pois, a visita virtual minimiza a sensação de solidão causada pelo isolamento, e também para os familiares, pois, eles acabam sendo atualizados sobre o quadro clínico de seus entes queridos.

A psicóloga Marlucia Milhomem, explica que as vídeos chamadas auxiliam os pacientes no enfrentamento de adversidades por conta do isolamento durante o tratamento, como, por exemplo: medo da morte, sentimento de solidão, angústias, inseguranças e preocupação com os familiares. “O paciente que está em tratamento fica preocupado com a família, e quer saber como andam as coisas. De antemão os familiares também ficam preocupados, haja visto que mesmo os médicos passando os boletins do estado de saúde do paciente, ainda assim a família insiste em ver o paciente”, explica a profissional.

Pular para o conteúdo