Para fechar o mês de junho com excelência, foi realizado no Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, a V Semana de Controle de Infecção e Segurança do Paciente. O evento é anual e foi realizado entre os dias 25 e 27 de junho. Grupos foram formados dentro da Unidade, com colaboradores de todas as áreas, para apresentações de paródia, poesia, jornal, teatro, música e palestra. Foram 14 grupos discutindo os temas propostos, de maneira didática, dinâmica e lúdica.

A ação tem como objetivo reforçar os conceitos da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Eles tratam da segurança do paciente e são utilizados como regra dentro a Unidade. “Nós, com a certificação ONA 1, trabalhamos toda a parte de cultura de segurança do paciente, em cima de normas e do trabalho implementado na Unidade”, pontuou um dos organizadores do evento, Marcos Vinicius, fisioterapeuta e Presidente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Ele afirma que a cada ano são surpreendidos com a criatividade nas apresentações. “Neste ano de 2019, foi possível mesclar todas as áreas da Unidade. Promovemos a interação entre os colaboradores para que eles discutissem o tema entre si. As apresentações tratavam das seis metas internacionais de segurança do Paciente e dos protocolos aplicados aqui no HEELJ”, explicou e complementou, “nós como instituição acreditada, temos o dever de ser referência na região”.

Interação e troca de conhecimentos

Para a colaboradora que atua na portaria do HEELJ, Gleiciane Pereira Siqueira, apesar do seu grupo não ter ganhado, o importante foi a interação com todos. “O tema do meu grupo foi transporte seguro do paciente. Todos os funcionários interagiram, independente da função. Nós não vencemos, mas eu gostei muito de participar. Deu para conhecer um pouco mais do trabalho do outro”, afirmou Gleiciane.

O encerramento aconteceu no dia 27, quinta-feira, no Centro Municipal de Artes e Música Ita e Alaor, com a presença da gerente da vigilância sanitária do Serviço de Saúde do Estado de Goiás, Andreia Peixoto. Ela ministrou palestra sobre humanização na assistência e o legado da qualidade na saúde.

Segundo Andreia, este tipo de evento reforça o legado da Unidade. “O HEELJ está aperfeiçoando cada vez mais. Um Hospital com certificado de acreditação e no interior do Estado. Eles são pioneiros. De 12 hospitais acreditados em Goiás hoje, 6 são públicos e um deles é o Hospital Ernestina”, ressaltou.

Na ocasião, também foram entregues as premiações aos grupos vencedores. “Premiamos os três melhores grupos. Avaliamos a dinâmica de apresentação, a interação, a criatividade e a riqueza de conteúdo”, esclareceu o organizador Marcos Vinicius.

Grupos vencedores

O grupo que venceu na categoria interatividade foi o grupo que apresentou o tema sobre a importância do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.

Grupo 11:

– Abadia Selma da Cunha, Cozinha

– Gabriela Costa e Silva, Enfermeira


– Gislaine Freire, Enfermeira

– Hugo Acioli, Enfermeiro

– Kassia Santos, Farmácia

– Katia Maria de Souza, Portaria

– Kenia Monique, Técnica de Enfermagem

– Luiz Carlos Bueno, RH

– Maria Ines Simoa, Técnica de Enfermagem

– Matheus, Recepção

– Mauricio, Condutor

– Raimunda Valeria Araujo, Higienização

– Rheinner Gomes, Farmácia

– Rosana Aparecida Gonçalves, Patrimônio

– Valquíria Eleutério, Técnica de Enfermagem 

O grupo de maior criatividade foi o grupo que apresentou sobre Protocolo de Dor Torácica.

Grupo 6:

– Aline Teixeira Aquino, Farmácia

– Cilene Eduvirges, Técnica de Enfermagem

– Divina Cirlene, Técnica de Enfermagem

– Elizabete, Higienização

– Jane Glaciara, Enfermeira

– Lais Rosana Canedo, NIR

– Lorrane Ataide, Técnica de Enfermagem

– Luiz Antonio, Enfermeiro

– Mayra Gomes, Enfermeira

– Reinaldo Alexandre Gonzaga, Médico

– Rodrigo Godoi, Médico

– Vicentina Geisa, Rouparia

– Willia da Costa Lima, Portaria

E o grupo premiado pela maior riqueza de conteúdo foi o que apresentou sobre Identificação Segura do Paciente.

Grupo 5:

– Douglas de Oliveira, Laboratório

– Eduardo Abreu, Farmácia

– Eva Kelrolyne, Técnica de Enfermagem

– Gleiciane Cardoso dos Santos, Portaria

– Ivaneide Aquino, Recepção

– Jamir Rodrigues de Oliveira, Suprimentos

– Keyane Costa, Enfermeira

– Marcelo Carvalho, Suprimentos

– Nilson Braz, Manutenção

– Regilaine, Recepção

– Renata Francielle Ferreria, NIR

– Rosilene Paixão Leão, Cozinha

– Wender de Jesus, Condutor

– Breno Oliveira, Engenharia Clínica

– Fernando Tóquio, Técnica de Segurança do Trbalho

– Elisangela Morais, Farmácia

Pular para o conteúdo