O suicídio é considerado um dos principais problemas de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo assim, esse tema é tido como um tabu na sociedade moderna. Para levar informação e conscientização aos colaboradores da UPA Zona Sul de Macapá, a unidade realizou uma programação especial.
A roda de palestras aconteceu nos dias 11 e 17 de setembro e proporcionou muito conhecimento para os presentes. “O nosso objetivo foi sanar possíveis dúvidas sobre o tema. Para isso, convidados duas profissionais com ampla experiência na área. Dra. Tatiana Lopes é psicóloga e a Dra. Amanda Sardinha é psiquiatra”, comentou Nara de Araújo, diretora geral da UPA.
Marcela Castilho, gerente administrativa, participou do evento e destacou a importância dessa iniciativa. “As palestras realizadas pelas psicólogas foram de extrema importância para todos os colaboradores da unidade, foram esclarecidas muitas dúvidas, pudemos entender que pessoas que chegam ao ponto de cometer suicídio estão passando por um sofrimento muito grande. Sem dúvidas que depois das palestras pudemos ter uma visão diferente e consequentemente proporcionar um atendimento mais humanizado para essas pessoas”, finalizou.
Segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde, a taxa de suicídio no Amapá cresce a cada ano. De 2016 para 2019 houve um aumento considerável de 60% entre os jovens que tiram a vida no Estado. A taxa geral de suicídio foi de 7,2 óbitos/100 mil habitantes, a maioria das vítimas são adolescentes e mulheres.