O mês de setembro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização e valorização da vida. O mês é representado pela cor amarela, símbolo da luta contra o suicídio.

A campanha Setembro Amarelo surgiu em 1994, nos Estados Unidos, após o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometer suicídio. Ele tinha um Mustang 1968 amarelo, que mais tarde se tornaria a cor usada para representar a ação. No dia do seu velório, seus pais distribuíram cartões com fitas amarelas decorativas, a fim de alertar sobre a importância de pedir ajuda. O movimento ganhou força e se espalhou pelo mundo, sendo a fita amarela o símbolo da prevenção ao suicídio.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, no Brasil, ações de conscientização e prevenção sobre o tema.

Considerando a importância do tema, as colaboradoras do controle interno e assessoria executiva do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, realizaram na última sexta-feira, dia 9 de setembro, uma ação de conscientização e prevenção ao suicídio, destacando as principais patologias que podem estar associadas, desmistificando o assunto e divulgando as formas de apoio emocional e profissional disponíveis.

Para a colaboradora Júlia Ferrari, Assessora de Controle Interno “o tema ainda é pouco comentado, existem muitos tabus sobre o assunto, sendo necessário a elucidação para que a sociedade entenda a importância da comunicação e de ajudar as pessoas que precisam”. A ação contou com a participação do Superintendente Executivo, Dr. Lucas Peclat, que pontuou “é importante observar os sinais que podem ser demonstrados, oferecer ajuda quando necessário, uma conversa, um abraço, essas pequenas atitudes podem ser determinantes para salvar a vida de alguém”.

Caso precise, O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam de ajuda, ligue 188.

Você não está sozinho!

Pular para o conteúdo