Os cuidados com a alimentação são fundamentais para a saúde. Por isso, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, busca sempre aprimorar seus processos de higiene e manipulação dos alimentos. No dia 13 de março, a Instituição realizou um treinamento com toda a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética para aperfeiçoar essas práticas. 

Temas como o cuidado com as unhas, a lavagem corretas das mãos, o não uso de adorno e maquiagens e uso correto da toca foram reforçados durante a reciclagem.

Técnica de higiene

A nutricionista do HEELJ, Nayara Fonseca, procurou focar no treinamento a importância de ter sempre uma higiene pessoal em dia. “Muitas vezes a gente acha que apenas o banho e escovar os dentes, mas para o manipulador de alimentos é mais do que isso. Eles vão estar ali e serão responsáveis de transmitir ou não doenças através daquele alimento que administram. Então, é muito importante estarem atentos às regras”, reforçou.

Estes conhecimentos são importantes para garantir a segurança do paciente e dos colaboradores.  Segundo Nayara, o treinamento recicla hábitos com foco na prevenção e segurança do paciente. “Apesar de serem fundamentos simples, acabam caindo no esquecimento. Então, é bom relembrar”, pontuou. 

A auxiliar de cozinha do HEELJ Adeliane Rosana da Silva gostou de relembrar as ações de prevenção. “Com essa reciclagem, ficaremos ainda mais em alerta para evitar problemas”, declarou a colaboradora. Para a auxiliar de nutrição Maria Divina de Sá, o treinamento teve um resultado positivo e produtivo pois o  trabalho é extremamente minucioso. “A higiene é importante, quando se trata de manipulação dos alimentos. Então, devemos estar com as unhas cortadas, usar luvas, cabelo preso e não usar adornos. O dever da gente é trocar de roupa, quando sair da Unidade, para não levar contaminação para nossa casa e causar riscos para quem está lá fora”, ressaltou Divina.



Pular para o conteúdo