Marcando o Dia Mundial da Higienização das Mãos e para trazer uma maior conscientização sobre a importância desse ato tão simples, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), realizou uma ação para relembrar e reforçar a forma e a sequência correta da higienização das mãos.

“É importante lembrar que nossas mãos são as principais vias de bactérias e vírus. A higienização correta pode prevenir inúmeras doenças”, comentou Luciene Alves, supervisora do SCIRAS. “O treinamento foi bem dinâmico. Fizemos uma técnica de colocar tinta na luva e fazer os movimentos de como lavamos as mãos, de olhos fechados, para saber se estava correto. Foi muito legal”, contou Geisa Assis, enfermeira.

A importância da higienização das mãos

No cenário atual, a higienização precisa ser intensificada. “Não adianta higienizar de qualquer jeito. É preciso seguir uma sequência correta por no mínimo 20 segundos. Costumo orientar todos a cantar ‘parabéns’ mentalmente, pois é o tempo exato”, comentou Luciene.

A higienização é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas. “É válido ressaltar que os cuidados com a higienização são fundamentais para os profissionais da saúde. Esse público deve lavar as mãos sempre antes e após ter contato com um paciente, antes de realizar procedimentos e após se expor a fluidos corporais”, concluiu Luciene.

Pular para o conteúdo