Coordenadores e analistas dos departamentos de pessoal de todas as unidades administradas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) passaram por um dia de capacitação em Backoffice. O objetivo é que aprendam a usar o novo sistema de gestão que está em implementação.

A sexta-feira, dia 8, foi reservada para a exposição do sistema, sua forma de organização e os objetivos que o IBGH pretende alcançar com a nova ferramenta. Participaram representantes das equipes do departamento pessoal das unidades HEJA, HURSO, HEELJ e HMAP.

Operação

O primeiro treinamento serviu para mostrar como operacionalizar o novo sistema de folha de pagamento. À tarde, as atenções se voltaram para a análise do sistema. Agora, o IBGH possui a opção de realizar cadastros e parametrizar eventos de cadastro de funcionários dentro da folha de pagamento. É o que explica o coordenador geral de departamento pessoal do IBGH, Jesus Daniel de Carvalho.

O coordenador diz que existem vários parâmetros que compõem o perfil de cada colaborador no departamento pessoal, como a carga horária, a função, cargo, unidade hospitalar onde trabalha, salários, benefícios, dependentes, entre outros. “Se conseguirmos parametrizar tudo isso, ganhamos tempo e reduzimos o risco de alguma informação estar incorreta”, comenta.

O novo sistema é conhecido como RM-Labore, da TOTVS. Outras reuniões serão feitas referentes aos demais módulos do sistema.  “O modo operacional é o foco do treinamento. Os colaboradores do Departamento Pessoal sabem o que fazer, mas o conhecimento acerca das ferramentas do sistema é que podem melhorar a operacionalização”, explica Daniel.

Agilidade

A analista do Departamento Pessoal do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), Patrícia Ribeiro, explica que seu trabalho é fazer a gestão do colaborador durante toda sua história na empresa. “O treinamento é importante para um bom uso do sistema. Dentro de uma visão macro, pouca coisa muda, pois o objetivo permanece. Mas os avanços estão nas particularidades que o novo sistema oferece”, analisa. Para Patrícia, o novo sistema é intuitivo e integra as áreas de RH, SESMT, ponto eletrônico e outras.

“Agiliza as entregas de resultados, reduz a burocracia, facilita a vida do colaborador e aumenta a qualidade dos relatórios, além de melhorar o fechamento da folha de pagamentos”, pontua a analista. O novo sistema tem boa aceitação nas unidades e sua implantação total será concluída em breve.

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