Em meio a tantas notícias ruins nesse período de pandemia do novo Coronavírus, eis que uma trouxe muita alegria e a sensação de dever cumprido para a equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá. A Unidade teve o primeiro caso de paciente curado de COVID-19.

Depois de quatro dias em observação na UPA, Raimundo Neves, de 67 anos, venceu a luta contra o vírus. A batalha não foi fácil, tanto para o paciente, quanto para os profissionais de saúde que estão na linha de frente revezando a atenção e o cuidado no tratamento, não só dele, como também das demais pessoas internadas.

Raimundo se considera um vitorioso e disse que só tem a agradecer aos profissionais que o ajudaram no tratamento. “Fui atendido muito bem na UPA Zona Sul de Macapá. Só peço para as pessoas ficarem em casa. Não brinquem com o Coronavírus, é uma doença muito perigosa”, ressaltou.

O tratamento

Bruna Brasil, médica da UPA Zona Sul, tratou da saúde de seu Raimundo. Ela lembra que o paciente chegou na Unidade no dia 9 de maio, trazido numa ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apresentando os sintomas de COVID-19, entre eles, dificuldade respiratória.

Imediatamente o paciente recebeu suporte médico e a medicação para o tratamento do Coronavírus, mesmo enquanto aguardavam o resultado do exame para o diagnóstico que, em seguida, testou positivo. “Durante os quatros dias em observação, fazendo o tratamento, ele apresentou uma melhora significativa no estado geral, recebendo alta para continuar com o tratamento em casa. Isso trouxe uma satisfação imensa para toda a equipe médica”, destacou Bruna.

Emoção

Para a diretora da UPA Zona Sul, Nara Mundim, foi emocionante ver o primeiro paciente curado do Coronavírus, deixando a Unidade. “Isso reforça as esperanças de toda a equipe, mostra a competência dos nossos profissionais e, ainda, que o trabalho bem feito está gerando resultado, cura e vida para esses pacientes acometidos de COVID-19. Com certeza é um gás a mais para a gente continuar nessa batalha”, observou.

Mundim disse que a UPA é uma unidade de portas abertas para receber, tratar bem e curar pacientes. Quando o paciente com suspeita de COVID chega à Unidade, são adotados alguns protocolos. O primeiro é separá-lo dos demais pacientes. Para isso, as equipes médicas foram reforçadas, justamente para fazer o atendimento exclusivo dos casos de Coronavírus.

Paciente e Humanização

Além disso, a Unidade adotou o uso de um tablet para que as equipes médicas deem um retorno às famílias desses pacientes suspeitos de COVID-19 e que são impedidos de terem acompanhantes ou receberem visitas. Eles mesmos podem mandar um vídeo ou uma mensagem de conforto aos familiares, falando sobre o estado de saúde. “Trabalhar o lado emocional desses pacientes também é muito importante nessas horas. É uma forma de humanizar ainda mais o nosso atendimento aqui na UPA”, garantiu.

Atualmente, a UPA Zona Sul tem uma média de dez pacientes em observação com suspeita de Coronavírus.

Pular para o conteúdo