O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Zona Sul de Macapá – adere às campanhas que incentivam a doação voluntária de sangue.

Doar sangue é um ato de amor ao próximo que salva vidas. Uma única bolsa de sangue, de 450 ml, pode ajudar a salvar até quatro vidas. Isso porque passa por um processo de fracionamento onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, concentrado de plasma, plaquetas e crio-precipitado.

Sangue não pode faltar nas unidades de saúde. Ele é importante para as emergências nos casos onde o paciente apresenta hemorragias severas. “A ação de conscientização serve para reforçar a importância do ato de doar. Uma atitude que salva vidas”, esclareceu Luciclea Rodrigues, assistente social da UPA Zona Sul de Macapá.

As doações podem ser feitas no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), na Rua Jovino Dinoá com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, no bairro Central de Macapá, de segunda a sexta-feira das 7h30 ao 12h. O doador precisa levar um documento de identificação com foto.

Pular para o conteúdo