Em alusão ao Novembro Azul, a Unidade de Pronto Atendimento Zona Sul de Macapá, realizou um série de intervenções entre os colaboradores, profissionais e usuários.

O Novembro Azul é uma campanha mundial em prol da saúde masculina, com ênfase para a prevenção ao câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com histórico da doença em parentes de primeiro grau.

Segundo o médico da Unidade Dr. Cássio Frederico o objetivo é orientar os colaboradores e os pacientes quanto a necessidade dos homens se preservarem e se cuidarem. “Especialmente este ano, a campanha ocorre em momento de maior isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Neste contexto, tanto especialistas como órgãos da área médica alertam para os riscos da falta de acompanhamento médico e identificação inicial do câncer de próstata.”, alertou Dr. Cássio.

Segundo o colaborador de limpeza, Edielson Serrão, esse tipo de ação reforça a necessidade de estar em alerta com os cuidados da saúde masculina. “A UPA Zona Sul  teve um papel fundamental na conscientização desse movimento, pois se preocupou em mostrar a importância desse tema que visa a respeito do câncer de próstata que mais afeta a população masculina do nosso país, depois do câncer de pele, por isso o cuidado e a prevenção  é fundamental  para todos nós”, afirmou o colaborador.

Dr. Cássio orienta sobre praticar hábitos saudáveis afim de diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer. “Manter uma alimentação saudável e equilibrada, Não fumar, Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol, Manter um peso saudável, Praticar regularmente atividades físicas”, finaliza.

Pular para o conteúdo