Diante do isolamento imposto aos pacientes internados com o novo coronavírus, o Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, adotou um formato de comunicação entre os familiares dos pacientes, por meio de videochamadas. O foco da ação é aproximar virtualmente os pacientes internados de seus entes queridos, minimizando a sensação de solidão causada pelo isolamento. Além de atualizar os parentes sobre o quadro clínico do interno.

É fato que, a pessoa que está na luta contra a Covid-19 deve ficar em isolamento. E aos internos, esse isolamento muitas vezes causam uma sensação de solidão e abandono. Sabendo disso, o setor de humanização do Centro de Covid-19, passou a adotar a comunicação entre os internos e seus parentes através de tablets, fazendo vídeo-chamadas pelo WhatsApp, proporcionando a que estes, matem um pouco a saudade através da tele-presença.

Na tarde da útlima quarta feira, dia 14 de abrul, seu Manuel da Silva, foi visitado pela sua família, através da tele-presença. Seu Manuel pôde matar um pouco da saudáde das pessoas que ele tanto ama. Do outro lado da tela, estava sua filha Andressa e sua esposa Odete. Foi um momento de alegria e emoção compartilhada e até os profissionais presentes no momento se emocionaram.

“A cada ligação, atendimento, acolhimento e atenção para conosco foi de extrema relevância para nos mantermos mais calmos, seguro e esperançosos e quando recebemos a notícia da alta foi uma alegria muito grande. Quero agradecer imensamente a Deus e a toda a equipe do hospital que cuidou com excelência do meu pai e da nossa família. Em nome de toda a família desejamos que Deus abençoe grandemente cada um de vocês!!” Agradeceu Andressa Abreu, filha do Manuel.

O psicólogo Felipe Boian, aponta a importância dessa ação; “A vídeochamada se tornou uma ferramenta de grande importância para aproximar o paciente com a família. Do qual possuem impactos positivos por conta do lado emocional e conforto familiar.” pontua.

Empatia, humanização e cuidado personalizado são valores que estão no centro Covid-19 e ações como essa ilustram esses valores.

Pular para o conteúdo