Na tarde de ontem, terça-feira, 15 de junho, foi realizada no Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá, uma palestra em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A ação teve como objetivo a explanação sobre o tema em questão, orientações sobre como proceder ao identificar abusos e violências que a pessoa idosa sofre, como essas violências se manifestam e a divulgação dos canais de denúncia.

À frente da palestra, estava a fisioterapeuta, Danielle Rodrigues que, além de discorrer sobre o tema, promoveu uma roda de conversa e também distribuiu para os participantes, um folheto contendo informações relacionadas ao assunto.

“Fico grata em contribuir com conhecimento através dessa palestra neste Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Esse momento gerou entre todos da equipe a reflexão sobre ter mais cuidado e atenção às diversas necessidades do idoso e a importância de dar informações às famílias para que a incidência de violência diminua. Aos presentes, reforcei que o Disque 100 é o contato oficial para denúncias”, ressalta a fisioterapeuta.

Um dos maqueiros que trabalham no hospital, Benedito Cavalcante, foi um dos convidados para o momento. Segundo ele, o cuidado com as pessoas idosas, deve ser compreendido como uma forma retribuição a tudo aquilo que essas pessoas fizeram em sua juventude. “Temos, mais do que nunca, cuidar deles, pois, dedicaram a vida toda cuidando de nós. Devemos retribuir esse carinho com amor e afeto”, afirma o maqueiro.

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Oficialmente, o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data celebrada no dia 15 de junho, foi reconhecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), em 2006. O objetivo da data é a promoção de debates e ações de prevenção contra os inúmeros tipos de violências sofridas por esse grupo.

Pular para o conteúdo