Na manhã da última quarta-feira, dia 13, na Sede do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), a Equipe Operacional promoveu o 1° Workshop de Eficiência Operacional. O evento contou com a palestra “Experiência e Excelência Operacional”, ministrada pelo Consultor Sênior do Hospital Sírio-Libanês Everton Cunha.

A apresentação tratou sobre o cenário da saúde pública, o desperdício de recursos financeiros, o custo da saúde no Brasil e nos estados e como estão as chances de melhorar a situação. Everton também apresentou exemplos de unidades que economizaram dinheiro ao implantar seus núcleos operacionais.

“Existem índices de avaliação que medem o alcance das medidas e a economia que geram”, explica o consultor, ao ressaltar que este trabalho já foi implantado em cem hospitais públicos, 24 privados, dez Unidades de Pronto Aatendimento (UPAs) e cinco serviços de saúde. Everton Cunha também explicou que há particularidades na implantação desses processos em cada unidade e que cabe ao IBGH definir seu modelo.

Quatro etapas

São quatro etapas a serem cumpridas: diagnóstico, capacitação, plano de ação e certificação. Ainda conforme o consultor, o prazo para se implantar o modelo utilizando a ferramenta Lean Six Sigma é de sete meses, com resultados já no primeiro ano. “Há UPAs que conseguiram economizar o dobro do que investiram no núcleo em seu primeiro ano de atuação”, comenta.

As observações envolvem áreas como a saúde populacional e digital; o desenvolvimento de pessoas; a gestão da informação e de processos; as políticas públicas de saúde e a qualidade e segurança do sistema.

O gerente da qualidade do IBGH, Diego Batista da Silva e Souza, conta que o 1º Workshop de Eficiência Operacional foi um sucesso. “Os participantes gostaram da forma em que o assunto foi apresentado com cases de sucesso mostrando aumento da qualidade e segurança com redução de custos”, diz.

Os números apresentados são animadores: redução de até 49% do tempo de espera na emergência e até 47% em relação ao tempo de espera para internação. Redução de 67% de custo evitável, através da prescrição racional de antimicrobianos; descarte de resíduos de forma correta; e gestão de estoque eficiente.

“Os números mostram que é possível ter um serviço de mais qualidade e segurança com redução de custos. Isso demonstra que estamos no caminho correto”, conclui Diego. O 1º Workshop de Eficiência Operacional foi promovido pela equipe operacional do IBGH.

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