O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) investe na formação profissional de todos os seus quadros. A mais recente capacitação tratou da gestão de custos hospitalares, um tema que requer conhecimento administrativo e financeiro dos colaboradores, gestores e diretores do Instituto e das unidades hospitalares sob gestão do IBGH.

A primeira etapa do treinamento se voltou para os colaboradores e esteve a cargo do gerente técnico da Planisa, Thiago Camargo. Em pouco mais de 2 horas, Thiago falou sobre a importância da gestão de custos dentro de uma empresa. “O objetivo da gestão de custos é equilibrar a receita com os gastos”, diz.

O representante destaca que o objetivo do treinamento é fazer com que os colaboradores conheçam a metodologia aplicada, as tendências do cenário de custo no País e no mundo, com aumento de custos e estagnação da receita. “Os colaboradores trabalham diretamente com a gestão de custos e nosso papel é contribuir para que cada um consiga gerenciar melhor os custos e otimizar os recursos que são públicos”, afirma.

Thiago Camargo ressaltou ainda que a gestão de custos é a união das informações de todos os setores na construção de um gerenciamento de informações. Por isso, segundo ele, é importante que cada departamento esteja comprometido e forneça informações dos seus setores.

Diretores

Diretor técnico da Planisa, Marcelo Carnelo foi responsável pela segunda etapa do treinamento, voltada a gestores e diretores hospitalares. Marcelo explica que essa etapa da capacitação é voltada para avaliação dos relatórios e indicadores da gestão de custos; enquanto a primeira etapa trabalhou questões de custos mais pontuais, como da limpeza, serviços assistenciais, diária de UTI, centro cirúrgico, etc.

Entre os objetivos da capacitação está a prestação de contas, que resultam em transparência aos órgãos de controle e sociedade. Outro foco é a gestão das unidades pelos próprios gestores que poderão tomar as decisões a partir dos indicadores. “Também trabalhamos a redução de desperdício, partindo para ações que diminuam isso”, declara.

Sanidade financeira

Superintendente de Gestão do IBGH, Estêvão Daltro ressalta que o curso é parte de uma estratégia de saúde financeira do Instituto. “Queremos saber como ser criteriosos e saber passar por intempéries sem perder a eficiência”, diz. Para ele, os números devem ser observados e respeitados.

Estêvão adianta que o Instituto busca complementar suas ações de humanização nas unidades hospitalares a partir de uma melhor sanidade financeira. “Estamos inovando a forma de pensar para podermos fazer mais. Não adianta fazer igual e esperar resultados diferentes”, resume.

A analista de custos Bruna de Castro também passou pela formação. A profissional explica que os conceitos da gestão de custos estão em paralelo com a prática diária de trabalho. “A partir do momento que o gestor entende o sentido de seu trabalho, ele passa a entender a importância de cada pequena ação de seus subordinados e os resultados que disso advêm”, conclui.

A Planisa é uma empresa de consultoria que atua há 30 anos na área de saúde. Ela tem sede em São Paulo. Desde 2015 o IBGH tem contrato com a Planisa para atuar em suas unidades.

Saiba mais sobre o Workshop:

Pular para o conteúdo