Informações didáticas e lúdicas foram as ferramentas para conscientizar adultos e crianças

Com o período chuvoso, vem uma ameaça silenciosa que não distingue criança de adulto, doenças essas que podem ser facilmente combatidas por meio da educação e consciência coletiva. E com o objetivo de alertar as pessoas sobre os perigos da Dengue, Chikungunya, Zyca Vírus e Calazar, agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína, convidados pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, palestraram para pacientes que aguardavam na recepção do Hospital Municipal de Araguaína – HMA e crianças internadas na unidade.

Foram abordadas informações sobre os mosquitos transmissores das doenças, o Aedes Aegypti e o Mosquito Palha, as condições perfeitas para a reprodução, o que fazer para evitar que eles procriem e a necessidade urgente de não deixar água parada acumulada em vasos de plantas, pneus e qualquer outro vasilhame, além de matéria orgânica em decomposição.

Ensinando de forma divertida

Após a palestra para os adultos na recepção; as crianças assistiram, na brinquedoteca, um teatro de fantoches. O espetáculo ensinou de forma educativa e divertida a prevenir o aparecimento dos mosquitos transmissores das doenças.

Segundo a técnica em educação e saúde do CCZ, Leidivani Moreira, o foco é o público infantil, que tem um grande poder de conscientização. “A gente entende que as crianças são nossos maiores aliados na hora de espalhar informação, porque a gente planta a sementinha agora para colhermos os frutos a médio e longo prazo”, pontuou.

A atitude foi reforçada pela analista do Núcleo de Educação Permanente – NEP, do HMA, Síntia Barros. “É muito importante orientarmos as crianças em assuntos como esse de forma lúdica. Nós queremos transformar elas em um público multiplicador dessa ação sanitária”, explicou.

Davi Lucas só tem 3 anos, mas os olhos não desgrudaram nem um instante dos fantoches. Sua mãe, a dona de casa Edinan Ribeiro, adorou a iniciativa do hospital. “A gente não precisa se rebolar para fazer as crianças aprenderem que não se deixa água parada. Elas se divertem e aprendem ao mesmo tempo”, disse orgulhosa.

Fotos: João Neto

Pular para o conteúdo