Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a direção do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) convidou os nutricionistas da unidade, Yasmym Oliveira de Morais e Eduardo Campos, para uma conversa informativa com as mães dos pacientes infantis internados no hospital, na tarde do último dia 3, sobre a importância da amamentação até, pelo menos, os seis meses de idade da criança.

Além de reforçar que o leite da mãe é o alimento mais saudável, nutritivo e uma vacina natural para os bebês, os nutricionistas também falaram da importância da higienização correta das mamas e mamadeiras.

“Muitas vezes, algumas mães acabam não fazendo a limpeza corretamente e a criança adquire uma diarreia ou uma gastroenterite”, explicou Eduardo Campos, gestor de Nutrição do HMA.

Eduardo também lembrou que o leite materno fortalece o sistema imunológico, evita cólicas, é importante para o desenvolvimento da arcada dentária, diminui o risco de alergias e é o melhor alimento para o intestino. Outro tipo de alimentação pode acarretar problemas para o bebê.

 

Problema que poderia ter sido evitado

Mãe da Bruna, de 10 anos, a Dinalva Ferreira contou que passou por problemas durante a amamentação que poderiam ter sido resolvidos se ela tivesse mais conhecimento, algo que adquiriu durante a palestra.

“Eu não sabia que tinha um jeito correto de se pegar na criança, por exemplo. Essa conversa foi importante e serve como alerta para as mães que passaram por alguma dificuldade. Eu mesma tive rachadura na mama e não sabia como tratar, agora eu sei”, comentou Dinalva.

Para evitar o problema relatado pela Dinalva, a recomendação é o uso de loções específicas hidratantes na região, sutiã adequado, banhos de sol regulares (expor os seios durante 15 minutos) e até passar um pouco do leite do materno ao redor dos mamilos.

 

Pular para o conteúdo