O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) participou, no auditório da UNIRV, em Rio Verde, da reunião de gestores de saúde da Região Sudoeste e apresentou o plano de ação desenvolvido para o Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste, em Santa Helena (HURSO).

O encontro ocorreu na terça-feira, dia 16. O diretor de planejamento do IBGH, Gilberto Torres, teve a oportunidade de apresentar as ações que estão sendo tomadas neste curto período após assumir a gestão da Unidade. Uma nova reunião foi marcada para o dia 6 de fevereiro para tratar de questões específicas da gestão do HURSO.

Gilberto Torres esteve acompanhado dos diretores do HURSO, e falou para secretários municipais de saúde de 15 cidades da região. “Fomos muito bem recebidos pelos secretários de saúde e um canal de diálogo está aberto”, afirma o diretor. O IBGH se comprometeu a treinar equipes desses municípios para realizar curativos e pequenos procedimentos. “Isso evitará que o usuário tenha que sair de sua cidade e ir até Santa Helena para fazer um simples curativo”, explicou.

O IBGH e o HURSO

O IBGH assumiu a gestão do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste no dia 12 de dezembro de 2017. A Unidade atende 28 municípios da Região Sudoeste; oferece 13 especialidades médicas e conta com uma equipe multifuncional em enfermagem, serviço social; psicologia; fisioterapia; fonoaudiologia; terapia ocupacional; farmácia; e nutrição.

O Hospital possui 111 leitos de internação, sendo 69 leitos de internações clínicas e cirúrgicas; 20 leitos de terapia intensiva (divididos entre pediátrica e adulta); e 22 leitos de observação, recuperação anestésica, sala vermelha e amarela.

Desde que assumiu o HURSO, o IBGH está analisando os pontos fortes, as fraquezas, os potenciais e as ameaças que podem comprometer o atendimento ao público. O HURSO realizou 989.529 atendimentos entre os anos de 2010 e 2017.

Pular para o conteúdo