Em comemoração ao Dia do Dentista e da Saúde Bucal (25 de outubro), O Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Departamento de Recursos Humanos do Hospital Municipal de Araguaína (HMA), administrado pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, convidaram professores e alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO para uma conversa bastante informativa com as mães dos pacientes internados na unidade.

Na Brinquedotca, por meio de bonecos em forma de dente e fantoches, os voluntários da FACIT compartilharam dicas importantes sobre prevenção e cuidados com os dentinhos das crianças. “A importância da prevenção foi o foco da nossa ação. As crianças precisam ter a saúde bucal com cuidado e sem traumas, elas precisam ser tratadas com carinho, a experiência de cuidar dos dentes precisa ser prazerosa”, disse a professora Lídia Hidalgo, da FACIT.

Cuidados iniciais

Assim que o primeiro dente nasce no bebê, a escovação precisa ser iniciada. A escolha da escova e creme dental com flúor adequados é o primeiro passo. Depois, a equipe da FACIT falou da forma correta de escovar os dentes (de cima para baixo e depois de um lado para o outro) e a alimentação correta, que não pode conter muito açúcar.

A dona de casa Renata Bezerra Gomes, mãe do Enzo Henrique, de um ano e dois meses, gostou bastante da dica sobre as escovas de dente. “Eu já sabia de algumas coisas sobre os cuidados com os dentes, mas eu achei mais importante sobre como fazer a limpeza dos dentinhos e o momento certo de trocar as escovas, que é a cada três meses no máximo”.

Parcerias fundamentais

Depois da palestra, as mães aproveitaram para tirar algumas dúvidas com as aluna e a professora da faculdade, e ainda ganharam kits de higiene bucal doados pelo Projeto Balão Mágico. “Nosso grande objetivo aqui foi lembrar que, além da saúde do corpo, que cuidamos aqui no hospital, é preciso ficar muito atento à saúde da boca, por isso trouxemos especialistas para compartilhar esse conhecimento”, destacou a analista do NEP, Síntia Barros.

Fotos: Ricardo Sottero

Pular para o conteúdo