A maior parte dos foliões que vem em busca do carnaval pirenopolino busca a tranquilidade típica da cidade, as belezas naturais da região e aproveitam para curtir os bloquinhos de carnaval, todos de iniciativa popular. Segundo o secretário de turismo, George Medeiros, a previsão para este carnaval foi de 15 mil pessoas.

Neste ano o HEELJ foi até os foliões promovendo ações de apoio e prevenção diretamente em dois locais centrais da folia na cidade. Foi montado um stand fixo ao lado do Museu do Divino além da ação de entrega de preservativos femininos e masculinos na famosa Rua do Lazer. No stand os foliões puderam aferir sua pressão arterial e receber atendimento de urgência, contando ainda, com uma ambulância do Corpo de Bombeiros à disposição para levar casos mais especiais à unidade.

Segundo o Diretor Geral do HEELJ, Hondinelly Santana, desde o início da gestão do IBGH, é a segunda vez que o Hospital vai até os foliões no carnaval, oferecendo atendimentos e conhecimento preventivo de saúde:

“Essa ação é importante também para mostrar à população quais são os novos projetos do HEELJ para este ano, como a inauguração do centro cirúrgico em março e a conquista da creditação de qualidade e segurança do paciente: ONA (Nível 1)” disse Hondinelly.

Em dois dias de ação, sábado (25/02) e domingo (26/02) de carnaval, foram distribuídas 10.800 unidades de preservativos femininos, masculinos e géis lubrificantes – fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde – além da distribuição de materiais informativos a respeito de DSTs e AIDS. Júnior Capela, secretário de estado de saúde alertou sobre a necessidade de que a população e turistas façam os testes de HIV disponíveis tanto no HEELJ quanto na Secretaria de Estado de Saúde em Pirenópolis.

O Carnaval com mais Saúde foi uma ação estratégica fruto da parceria entre o Governo do Estado de Goiás, Secretaria de Estado de Saúde, Prefeitura Municipal de Pirenópolis, Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar, organização que gere o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime. Além disso, a união e reforços entre a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deixou a folia ainda mais segura.

Visitas dos foliões e moradores ao stand

“Eu vim aproveitar as cachoeiras de Pirenópolis porque a cidade é tranquila, e curtir o carnaval é consequência.” disse Thiago que veio de Brasília com os amigos e ao visitar o stand do HEELJ descobriu que estava com pressão alta, recebeu apoio e tirou dúvidas sobre as possíveis causas da pressão alta. Thiago prometeu cuidar melhor da saúde de agora em diante.

“Estava me sentindo um pouco tonta momentos antes, e quando vi o stand do hospital me senti muito aliviada!” disse Aline que veio junto ao marido aferir sua pressão também. O casal elogiou a ação do hospital por estar presente tão perto dos foliões.

“Espero que essa integração continue em outras datas de feriado, pois 2017 é um ano em que teremos muitos feriados e eventos. A equipe de saúde está de parabéns!” salientou George Medeiros, secretário de turismo.

 

Pular para o conteúdo