O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) recebeu nesta quinta-feira, 6 de junho, dezenas de novos equipamentos para o Centro Cirúrgico, laboratório, emergência e enfermaria de clínica médica. Materiais que serão cruciais para a reabertura do Centro Cirúrgico que já está em reforma. Foram duas remessas com as novidades, uma do material adquirido pela Secretaria Estado de Saúde de Goiás (SES) e outra do adquirido através de emendas parlamentares do Deputado Federal Célio da Silveira (PSD-GO).

Além do deputado, a cerimônia de entrega contou com a participação do prefeito de Jaraguá, Zilomar Antônio de Oliveira; da Doutora, Biomédica e Secretária Municipal de Saúde, Rubia Rodrigues de Oliveira; do Deputado Estadual Nédio Leite (PSDB-GO); da Diretora Administrativa do HEJA, Elizangela Tavares; e do Diretor Técnico do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social responsável pela administração da Unidade.
Na ocasião, o prefeito de Jaraguá comemorou as conquistas que a Unidade alcançou com a gestão do IBGH.

“Começamos a luta desde 2012 pela estadualização do HEJA e para que ele fosse transferido para o IBGH. Agora, a Unidade passará por uma reforma de 60 a 90 dias, mas temos confiança de que com a abertura do Centro Cirúrgico e a realização de pequenas cirurgias, toda a demanda da população de Jaraguá será atendida”, disse.

Cirurgias e estabilização

Os novos equipamentos fazem parte da transformação prevista para o ano de 2018. De acordo com o Diretor Técnico do Hospital, Dr. Hélio Cândido Ribeiro, são materiais de grande valia para toda a população jaraguaense.

Dentre os adquiridos pela SES estão mesa cirúrgica ginecológica; oxímetro de pulso que mede os parâmetros de troca gasosa de um paciente; respirador portátil para aqueles em situação mais grave e que precisam de respiração mecânica; bisturi eletrônico; deionizador de água; agitador kline; monitor fetal; foco ginecológico com foco clínico; pinças; afastador extragrande; porta agulha; enceradeira industrial e compressor de ar comprimido; entre outros.

Já os equipamentos adquiridos por meio de emenda do deputado Célio da Silveira, estão quatro camas hospitalares; um aspirador de secreções elétrico móvel que poderá ser utilizado tanto no Centro Cirúrgico como em salas de emergência para estabilizar pacientes; uma bomba de infusão; um cardioversor; um carro de emergência; e quatro monitores multiparâmetros que serão usados em pacientes que necessitem de monitorização cardíaca.

Melhorias à vista

Um desfibrilador convencional, dois laringoscópios adulto lamina curva e dois reanimadores pulmonares manuais adulto (AMBU) já foram comprados e estão para chegar. Também foram liberados e estão listados para a próxima licitação dois carros de curativo; cinco carrosmaca com rodinhas e colchão e dois bisturis elétricos. Todos estes materiais também foram indicados por emenda parlamentar do Deputado Federal Célio.

Além disso, a Unidade está passando por reformas estruturais como pintura no ambiente interno e externo, troca de pisos, portas, ar condicionado e implantação de uma fachada. As autoridades fizeram uma visita pela Unidade para conhecer as mudanças na estrutura e conversar com os colaboradores.

Segundo afirmou Célio da Silveira, já são notórios o preparo e o interesse do IBGH em melhorar o atendimento no Hospital. “O prédio do HEJA é uma construção muito antiga, mas todas as providências estão sendo tomadas. A reforma da estrutura está em andamento e com certeza vamos fazer cirurgias importantes”, disse.

O prefeito Zilomar também ressaltou a qualidade do atendimento da Unidade com a abertura do Novo Laboratório onde é possível o diagnóstico de diversas doenças em apenas 20 minutos. “Para se ter uma ideia, eu senti isso na própria pele. Minha esposa e filha tiveram uma dengue gravíssima, mas a doença foi diagnosticada e os profissionais prestaram assistência rapidamente. Reconheceram que o nível de plaquetas estava baixo e elas já foram encaminhadas para o tratamento com um infectologista. Não há como não ressaltar a qualidade do trabalho que está sendo prestado à população”, reforçou.

“Acreditamos que em breve a população vai sentir essa assistência diferenciada, com qualidade, bom atendimento, com médicos que realmente tenham condições de dar para a população de Jaraguá a assistência que ela realmente precisa e espera”, vibrou a Secretária de Saúde de Jaraguá, Rubia Rodrigues de Oliveira.

Pular para o conteúdo