A segurança e bem-estar do paciente é uma das prioridades de um hospital que se preocupa com humanização no atendimento. Pensando nisso, o Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) recebeu na última semana uma consultoria para avaliar e aprimorar os processos dos vários departamentos do hospital. A Aleph Consultoria, juntamente com o setor de qualidade, verificou todas as etapas de cada processo nas áreas visitadas. A revista foi desde a admissão do paciente até o momento da alta, passando por exames e resultados, medicação e cirurgias.
Patrícia Prioto, CEO da Aleph Consultoria, frisou que essas melhorias estão focadas além da acreditação hospitalar. “Todo esse trabalho desenvolvido no hospital está voltado para a acreditação ONA, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Mas o objetivo principal sempre será a segurança do paciente” afirma Patrícia.
Foram visitados os setores: Farmácia; Diagnóstico por Imagem; Suprimentos; UTI; Gestão de Acesso; Agência Transfusional; Laboratório; Qualidade; Núcleo de Segurança do Paciente; Serviço de Controle de Infecção Hospitalar; Centro de Material e Esterilização; Centro Cirúrgico; Clínica Médica; Lavanderia; Abrigo de Resíduos; Departamento Pessoal; Recursos Humanos e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Evolução contínua
Taynara Guimarães, coordenadora do setor de Qualidade do HURSO, acompanhou a visita em todos os setores. Ela explicou que o desenvolvimento das etapas de prestação de serviço ao paciente é algo que deve ser constante. “Estamos buscando melhorias contínuas dos processos sempre, mas essa consultoria veio com foco específico na Acreditação ONA” explica Taynara.
Essa certificação é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e recomendada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). Ela tem como finalidade evidenciar a qualidade dos serviços prestados pela instituição, especialmente nos âmbitos que envolvam a segurança dos pacientes e funcionários do hospital.
A Acreditação
A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos fundada em 1999. Ela foi criada a fim de coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação. Esse sistema compõe um quadro de procedimentos e regras, lançado pelo Ministério da Saúde, para garantir a qualidade dos serviços de saúde no Brasil. Dessa forma, é possível promover um processo constante de avaliação e aprimoramento visando melhorar a qualidade da assistência no país.