Encontro promovido aos colaboradores enfatizou a prevenção e os fatores psicológicos do adoecimento

A campanha Novembro Azul – de prevenção ao câncer de próstata – foi tema do encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) na última sexta-feira, dia 24, na sede da Instituição. Voltada para a equipe de colaboradores, o evento atraiu a atenção de homens, mas também contou com a presença de mulheres interessadas em saber mais sobre o assunto e compartilhar o conhecimento adquirido.

A psicóloga Bartira Maciel ficou a cargo da palestra sobre os fatores psicológicos do adoecimento. Para ela, a mente tem um enorme poder na definição do estado físico da pessoa. “É importante observar que o psicológico pode influenciar tanto no adoecimento quanto no agravamento e na cura de uma doença. O estresse, por exemplo, é um grande fator de influência”, pontua a psicóloga.

Já para o gestor de Recursos Humanos do IBGH, Tiago de Jesus Batista, o encontro serviu de alerta para os cuidados com a saúde masculina. “O homem ainda tem dificuldade em se observar e se cuidar. A campanha Novembro Azul vem tentando quebrar essa barreira, ainda muito presente em boa parte dos homens. É um tabu a ser superado”, afirma.

O encontro contou ainda com apresentação de produtos de estética da Hinode e celebração junto aos aniversariantes do mês. O próximo encontro está marcado para dezembro, onde será enfatizada a campanha Dezembro Vermelho, de alerta e prevenção à AIDS e DSTs.

Saiba mais

O câncer de próstata é o segundo mais frequente no sexo masculino, perdendo em números apenas para o câncer de pele. As estatísticas indicam que a cada seis homens, um é portador da doença. Somente em 2014, mais de 69 mil novos casos foram diagnosticados.

A taxa de mortalidade também é alta. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) afirmam que, depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente. O exame periódico pode diminuir 21% na mortalidade pela doença.

Pular para o conteúdo