As doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave.

De acordo com a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar atenção para as questões relacionadas à Saúde Mental e à verdadeira felicidade. O janeiro foi escolhido por ser um mês terapêutico e pela renovação do novo ano. Já o branco é a cor a partir da qual toda outra cor pode aparecer, se destacar, existir e acontecer como um projeto, como uma possibilidade – assim como a partir de uma folha em branco qualquer história pode ser escrita ou reescrita.


 

Doenças mentais mais comuns

[bs_row class=”row”]
[bs_col class=”col-sm-12″]

– Depressão: sentimento de tristeza intensa, profunda e persistente, desproporcional ao acontecimento.

– Distúrbio de ansiedade generalizado: nervosismo e preocupações intensos, duradouros e frequentes, com permanência de pelo menos seis meses.

– Distúrbio do pânico: ansiedade extrema, com sintomas físicos como dores no peito, falta de ar, agitação, sudorese e palpitações.

– Transtorno bipolar: episódios de depressão alternados com episódios de exaltação e euforia.

– Esquizofrenia: perda de contato com a realidade alucinações, delírios, alterações de desempenhos e motivação diminuída.

 

[/bs_col]
[/bs_row]


 

Prevenção de transtornos mentais

Tão importante quanto cuidar de pessoas que já estão apresentando alguma doença ou transtorno psicológico é propor estratégias que permitam a prevenção de transtornos mentais.

Alguns fatores podem ajudar nessa prevenção, como:

[bs_row class=”row”]
[bs_col class=”col-sm-6″]

– Reforçar as redes interpessoais, seja na família, com os amigos, na escola ou no trabalho.

– Trabalhar a mente, estudar, ler e melhorar competências sociais, intelectuais e emocionais.

[/bs_col][bs_col class=”col-sm-6″]

– Ter uma vida saudável, fazer atividades físicas, realizar atividades ao ar livre e manter uma alimentação equilibrada.

– Incentivar os diagnósticos, fazer exames e check-up regulares e procurar ajuda profissional quando necessário.

[/bs_col][/bs_row]

As doenças mentais são como todas as outras, há prevenção e controle da doença. Procure um médico e realize o tratamento!


Pular para o conteúdo