Realizar exames e receber o resultado em 20 minutos. O que parecia algo impensável para uma unidade de saúde pública, agora é realidade no Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA). A Unidade conta com novos e modernos equipamentos capazes de realizar dezenas de exames de forma rápida e segura.

Desde que o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) assumiu a parceria de gestão do HEJA, foram adotadas uma série de medidas para melhoria da assistência prestada aos usuários. Foram disponibilizados exames para diagnóstico de Zika, HIV-AIDS, HCG, Hbsag, Sífilis, Malária, Leishmaniose Visceral, Dengue, Doença de Chagas e muitos outros.

Também foi feita a reestruturação com adaptações do laboratório da Unidade. Lâmpadas foram trocadas e a manutenção no sistema elétrico foi realizada. Houve a Implantação de Controle de Qualidade Interno e a criação de Procedimentos Operacionais Padrão, seguindo normas da RDC 302/2005.

A formação profissional não ficou de fora. Os colaboradores participaram de treinamentos para utilização dos novos equipamentos. Além de cursos externos sobre Leishmaniose Tegumentar Americana, Leishmaniose Tegumentar Visceral e Malária; a BAAR de Tuberculose e BAAR para Hanseniase, ambos coordenados pelo Laboratório Central de Goiás (Lacen-GO).

Revolução

As mudanças são enormes. “Basicamente, fazíamos exames de sangue e de urina. Mas o equipamento de hemograma estragou e os reagentes bioquímicos estavam parados”, recordou a biomédica Rosângela Cristina.
A parceria na administração do HEJA e do Laboratório iniciou dia 20 de novembro de 2017, quando começaram os estudos para que fosse possível implementar tais mudanças. O resultado foi o aumento no quadro de colaboradores especializados, com a contratação de biomédicos; melhoria no atendimento ao paciente, com celeridade no resultado dos exames e de maneira humanizada.

Agora, basta uma consulta e a solicitação do médico para o paciente realizar o exame de imediato. Com exceção, claro, para os casos que necessitem de jejum. A quantidade de exames que o Laboratório do HEJA é capaz de realizar, os novos equipamentos e a formação profissional da equipe são capazes de atender, com qualidade, a toda a comunidade.

Pular para o conteúdo