O mês de novembro é marcado pela luta contra uma doença cruel e silenciosa que tem como alvo as crianças, o câncer infanto-juvenil. Participante das ações do Novembro Dourado, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), levou para as mães de pacientes internados no Hospital Municipal de Araguaína (HMA) uma palestra educativa e um bate papo sobre os perigos do câncer infantil e a importância de estar atento aos sintomas.

A analista do NEP, Síntia Barros, explicou porque a palestra do dia 16 foi tão importante. “Nós sabemos que esse é um problema que assola milhares de crianças no Brasil e no mundo. O HMA não poderia deixar de tratar sobre esse tema com os pais e crianças internadas. É o nosso objetivo é orientá-los a respeito da prevenção do câncer infanto-juvenil”.

A enfermeira Nágila Laís conversou com as mães e esclareceu sobre o que é a doença, como se desenvolve, os principais tipos e, o mais importante, como identificar os sintomas e se prevenir.

“É importante alertá-las sobre sempre estar observando seus filhos. Ficar de olho em manchas, caroços e outras massas que possam aparecer no corpo delas para que, caso seja um câncer, seja descoberto de forma precoce. Assim, as chances de cura aumentem”, destacou a enfermeira.

Mãe do pequeno Breno Miguel, a dona de casa Brísida Maria Nascimento achava que o câncer só atingia adultos. Saiu da palestra esclarecida e com todas as dúvidas tiradas. “Eu só entendia de câncer de adulto, porque está acontecendo na minha família. Mas agora eu vou saber cuidar mais dos meus filhos, ter mais atenção sobre eles”, comentou.

Fotos: João Neto

Pular para o conteúdo