Melhorar o atendimento. Este foi o objetivo da reunião geral da diretoria do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) com os diretores das unidades de saúde geridas pela instituição.

Na ocasião, foi apresentado um novo organograma para o IBGH e as unidades, com foco na missão, visão e valores do Instituto e uma definição mais clara das atribuições; autonomia e responsabilidades de cada unidade. “O que fizemos foi dar mais clareza àquilo que cada unidade deve e pode fazer por conta própria. Isso o que gera economia de tempo, tranquilidade e mais eficiência nas decisões”; explicou a diretora de Recursos Humanos, Sandra Itacaramby.

Outros temas como metas e orçamentos também entraram em pauta. Cada unidade apresentou um painel com dados sobre sua gestão, iniciativas e questões a melhorar. Para o diretor administrativo Pedro Barsi, há sempre pontos que podem evoluir para a melhoria dos processos econômicos de recursos e gestão. “O objetivo desse tipo de reunião é justamente garantir que estejamos alinhados com as necessidades das unidades. Elas convivem diariamente com os usuários e, assim, podemos ser mais assertivos”, disse.

Autonomia

Ainda conforme Pedro Barsi, os diretores de unidades possuem autonomia para decisões diárias. “Tratamos em nível coorporativo as demandas de impactos mais profundos, como rotinas operacionais, investimentos, gestão de pessoas, etc”, explicou. O diretor afirmou ainda que o Instituto definiu as características do modelo de Gestão do IBGH. Porém, respeitando todas as diferenças regionais e as características de cada unidade de saúde.

O próximo passo é acompanhar as atividades das unidades, dar assistência constante e se manter “antenado” às necessidades dos usuários e do parceiro público. “A capacitação e humanização do grupo é o fator mais importante, sem dúvidas. O usuário merece e terá um atendimento digno e humano. Este é o real motivo de estarmos aqui”, concluiu.

Para a diretora do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA), Elizangela Tavares, a reunião serviu para troca de experiências entre os diretores das Unidades geridas pelo IBGH, onde puderam demonstrar as atividades desenvolvidas por cada uma delas. “O encontro serviu também de parâmetros para cumprimento das demandas advindas da Sede com mais clareza das informações e separação de responsabilidades; respeitando as individualidades de cada unidade”, resumiu.

Pular para o conteúdo