Foi uma semana movimentada no Hospital Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, com mais uma edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT). Com início na terça, 12 de setembro, e até sexta-feira, 15, várias ações pela promoção da saúde, segurança e bem-estar do corpo técnico e administrativo do Hospital foram colocadas em prática.

A SIPAT é importante para acompanhar e conduzir os colaboradores do Hospital para práticas corretas dentro do ambiente de trabalho, evitando acidentes e doenças e promovendo o resgate de valores esquecidos na correria do dia-a-dia.

O gestor de RH do Hospital, Marco Aurélio Mesquita Leite, que também é presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), afirmou que tem como objetivo promover a prevenção de acidentes ao trabalho e a conscientização do colaborador. A partir das reuniões, verificaram o que mais acontece na Unidade e quais as demandas pontuadas pelos colaboradores.

“Esta semana procuramos trabalhar de forma mais humanista, fugindo dos treinamentos exaustivos convencionais. Com práticas mais dinâmicas, trazendo proximidade e união para os colaboradores”, garantiu Marco Aurélio.

Yoga para relaxar e purificar

A primeira ação foi uma aula de yoga na área verde do Hospital. Para a instrutora Renata Akashi a experiência de levar a atividade para o ambiente de trabalho contribui, uma vez que a prática traz dá a sensação de bem-estar, com técnicas de respiração, postura e alongamentos.

Segundo Aline Rose, que trabalha na área administrativa da Unidade, participar da atividade foi muito positivo. “Já valeu a pena, esse momento do yoga permitiu sentir a respiração corretamente, e o melhor, refletir sobre o autocontrole e observação de mim mesma”, relatou a funcionaria.

Cinema pela transformação

No segundo dia, um Cine Clube com filmes abordando temas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e doenças psicológicas que podem ser causadas pelo ambiente de trabalho foi apresentado. Além disso, os doutores Luiz Fernando e Jairo Belém palestraram sobre stress no trabalho e como combate-lo. Rodas de conversa também foram organizadas.

Para finalizar, foram realizadas blitz com a visita do técnico de segurança do trabalho junto ao médico do trabalho em diferentes departamentos sem prévio aviso. O objetivo era acompanhar, orientar e conscientizar os colaboradores da postura adequada.

Setembro Amarelo, mês da Prevenção ao Suicídio

Durante a SIPAT, o pessoal do Recursos Humanos do Hospital Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) promoveu uma ação relacionada ao Setembro Amarelo, mês que marca a prevenção ao suicídio.

Os departamentos e as portas do Hospital foram decorados com balões amarelos, a iluminação da parte externa foi substituída pelas lâmpadas de cor amarela e foram distribuídas etiquetas pequenas e uma laço amarelo com o intuito de reforçar a prevenção.

De acordo com o gestor do RH, Marcos Aurélio, responsável pela ação, “toda causa em prol da humanidade deve ser destacada e discutida entre as pessoas, fazendo com que a luta por uma vida melhor seja prioridade dentro e fora do campo profissional”, concluiu.

Veja fotos da SIPAT:

 

Pular para o conteúdo