A luta contra o diabetes será ressaltada na próxima quarta-feira, 14 de novembro, em duas das Unidades de Saúde geridas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) em Goiás. As ações fazem alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que ocorre na mesma semana.
As unidades envolvidas são o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, e o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA). Em ambos os locais, será montada uma estrutura para realizar o teste rápido de diabetes e aferição de pressão e distribuição de material informativo. As tendas montadas nos jardins dos hospitais vão atender toda a população das 8h às 17h. O HEELJ espera atender 200 pessoas, enquanto que o atendimento do HEJA deve ultrapassar 250 pessoas.
A iniciativa busca alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos, e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Através da compreensão da doença torna-se mais fácil prevenir as suas complicações.
Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. Mais de 670 bilhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Saiba mais sobre a data:
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. A data coincide com o aniversário de Frederick Banting. Juntamente com Charles Best, Frederick Banting auxiliou para dar condições que levaram à descoberta da insulina em 1922.
SERVIÇO
O quê: Dia Mundial do Diabetes
Quando: 14 de novembro
Horário: das 8 às 17 horas
Local: HEELJ (Pirenópolis) e HEJA (Jaraguá)